Conheça o Bairro Glória – Escola Osvaldo Aranha

O CONHEÇA O BAIRRO GLÓRIA traz para você a história da Escola Osvaldo Aranha, que a partir deste ano foi transformada em Escola Militar, um avanço importante para a qualidade da educação e um atrativo para os futuros moradores do empreendimento Bosques de Palermo Home Club da Veja Construções em Joinville, que fica a 800 metros da escola. O lançamento deste belo apartamento no Bairro Glória acontecerá em outubro de 2020.

HISTÓRIA

O nome da Escola foi em homenagem a Osvaldo Euclides de Sousa Aranha, um importante Advogado e com nome de destaque no cenário político brasileiro na época do então Presidente da República Getúlio Vargas. Foi Prefeito de Alegrete no Estado do Rio Grande do Sul, Secretário de Negócios Interiores do Rio Grande do Sul, Ministro da Justiça e da Fazenda,Embaixador em Washington, Ministro das Relações Exteriores e Chefe da delegação Brasileira na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

No governo de Juscelino Kubitschek foi novamente a ONU como presidente da delegação do Brasil.

A Escola Osvaldo Aranha foi criada há 59 anos e é referência em ensino

Inaugurada no bairro Glória na década de 60, a Escola Osvaldo Aranha teve as portas abertas para a comunidade em setembro daquele ano, com o primeiro ano letivo iniciado em 1961. Na época, era apenas de Ensino Fundamental. Em 1984 passou a oferecer Ensino Médio e, em 2010, fechou as turmas de Fundamental para dedicar-se apenas ao Ensino Médio.

De 2012 a 2014 a escola foi interditada para ser revitalizada em função de problemas estruturais. Enquanto o prédio era revitalizado os alunos tiveram aulas no prédio de uma faculdade que fica próxima e no mesmo bairro. No total foram investidos R$ 2,7 milhões na revitalização do prédio, em uma obra que incluiu adaptações de acessibilidade, pintura geral e substituição de forro e cobertura, além de troca de instalações elétricas, pisos, aberturas e revestimentos cerâmicos e metais sanitários dos banheiros.

Na última década, destacou-se pelas boas médias nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — neste último, tinha a melhor nota entre as escolas estaduais de Joinville que participaram da Prova Brasil.

ESCOLA MILITAR: Solicitação partiu da ACIJ em 2015

Reunião conjunta das comissões de Educação e Cidadania debateu o fechamento de turmas da Escola de Educação Básica Osvaldo Aranha, no Glória, para implantação do Colégio Militar. O debate foi marcado a pedido de pais e professores.

O supervisor da Gerência Regional da Secretaria Estadual de Educação (Gered) Alcinei da Costa Cabral informou que a comunidade de Joinville foi atendida em seu pleito através de uma solicitação da Associação Comercial e Industrial de Joinville – ACIJ – realizada por um movimento de empresários da cidade para a Secretaria Estadual de Educação, no ano de 2015, com o objetivo de implantar em Joinville uma escola militar para atender filhos de militares e a comunidade em geral. Essa solicitação teve o apoio da hoje extinta, Agência de Desenvolvimento Regional.

Ainda segundo Cabral, que pela legislação, 50% das vagas das escolas militares são garantidas para filhos de militares, e outros 50% são ofertados à comunidade.

Para 2020, a escola militar que funcionará no prédio do Osvaldo Aranha conseguiu ocupar 29% das vagas para filhos de militares. O restante, 120 vagas, será para a comunidade.